21/03/2013 | Lual Alimentos cresce 34% no autosserviço.
E quer mais

O autosserviço está se transformando na “menina dos olhos” da Lual Alimentos. Em entrevista exclusiva ao Portal SM, Alexandre Muller, diretor-geral da empresa, contou que o varejo alimentar vem aumentando de forma gradativa sua participação no faturamento da empresa nos últimos 10 anos. “É um setor no qual temos muito para crescer. Há cinco anos ele recebe mais investimentos”, ressalta o executivo. Para se ter uma ideia, no ano passado, o canal apresentou alta de 34% nos negócios da empresa, enquanto o faturamento geral subiu 28,8%, alcançando R$ 70 milhões. “Em 2013, projetamos um aumento de vendas de 46% só no autosserviço e de 35% na empresa como um todo”, afirma Muller. Ele lembra que a indústria nasceu há 27 anos para atender o segmento de food service. Hoje, trabalha também com marcas próprias e exportação, além do varejo alimentar.

A estratégia de focar nos supermercados ganhou força a partir de 2010, quando a Lual decidiu desenvolver produtos na área de alimentos. Até então fabricava somente bebidas, sendo o refresco em pó Brassuk o seu o carro-chefe. De acordo com Muller, a proposta é ter pelo menos um produto da Lual em cada categoria presente nas lojas do setor. “Com isso, acreditamos que o consumidor, ao andar pelo supermercado e ver nossa linha em várias gôndolas, vai absorver melhor a marca”, complementa.


Por essa razão, em 2012, a empresa lançou 12 produtos, distribuídos pelas categorias de gelatina e refresco em pó, mistura para sobremesas, chocolate, coco ralado, mistura para bolo, leite de coco e doces. Para este ano, a previsão é entrar em dois novos mercados: pimenta e milho de pipoca para micro-ondas. Ambos já estão sendo testados com consumidores em ações de degustação em supermercados de Itu, interior de São Paulo, onde fica a sede da indústria. A estimativa é que esses produtos cheguem às gôndolas de todo o País em junho.

Outros dois lançamentos, ainda mantidos em segredo, estão sendo preparados para o segundo semestre de 2012. Ao todo, a verba destinada às quatro novidades previstas para este ano deverá somar, em pesquisa e desenvolvimento, R$ 4 milhões, contra os R$ 8 milhões de 2012. “Neste ano, estamos investindo menos em lançamentos, mas aumentamos a verba de marketing, que receberão outros R$ 4 milhões”, completa.

Atualmente, 80% das vendas realizadas pela Lual ao varejo acontecem por meio de distribuidores. Os outros 20% correspondem à venda direta às redes Guanabara (RJ), Paulistão (interior de SP), Savegnago (interior de SP), Mialich (interior de SP), Multimarket (RJ), Intercontinental (RJ), Super Bom (RJ), Grupo Mateus (MA) e Coimbra (RO).

Foco no Norte

Além da fábrica em Itu, a Lual possui unidades no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Mas é no Norte que a empresa está de olho quando o assunto é expansão. Em julho do ano passado, havia a pretensão de instalar uma nova fábrica em Pernambuco, mas o projeto não saiu do papel. “Nossos produtos estão se desenvolvendo bem no interior do estado, mas nossa opção agora é o Pará”, revela Muller.

Segundo o executivo, no segundo semestre, a Lual terá um armazém logístico no Norte do País para melhorar a distribuição, reduzir a ruptura e conhecer melhor a cultura da região. Com essa nova unidade, o objetivo é produzir também itens regionais, mais ajustados ao consumidor local. “Temos uma aceitação muito boa no Pará”, diz ele, lembrando que a entrada nesse mercado será feita em etapas. “Primeiro virá o armazém e depois, por volta de 2014 e 2015, uma fábrica, na mesma região”, promete Muller.

No ano passado, a empresa fez uma reestruturação na área comercial, descentralizando a gestão. Antes, as decisões ficavam a critério de um único diretor, responsável pelas vendas da Lual em todo o País. Hoje, o departamento foi segmentado em três divisões – cada uma com um gerente responsável por uma região do Brasil. “Com essa mudança, já identificamos que, embora presentes no sul, ainda podemos expandir bastante por lá”, conclui Muller, que já pensa em desbravar o outro extremo do País.

Mais notícias
  • 28/05/2013 - Expositores da APAS contam com a criatividade e a tecnologia da CAS Stand Veja mais
  • 28/05/2013 - LUAL ALIMENTOS LANÇA LINHA GOURMET DE PIMENTAS LIOFILIZADAS Veja mais
  • 11/04/2013 - Lual Alimentos participa da APAS 2013 Veja mais
  • 21/03/2013 - Doce Cremoso Veja mais
  • 21/03/2013 - Lual Alimentos cresce 34% no autosserviço.
    E quer mais Veja mais
  • 19/03/2013 - LUAL ALIMENTOS RENOVA LICENCIAMENTO
    DA TURMA DA MÔNICA Veja mais
  • 06/03/2013 - Linha de refrescos da Lual Alimentos
    ganha nova embalagem Veja mais
  • 05/03/2013 - Secretaria de Esportes premia Lual Alimentos
    pelo destaque na 29ª Volta Pedestre de Itu Veja mais
  • 28/02/2013 - Refresco da Lual Alimentos ganha nova embalagem Veja mais
  • 19/02/2013 - Lual Alimentos patrocinou
    a 29º Volta de Pedestre Cidade de Itu Veja mais
  • 18/02/2013 - Lual Alimentos e BH Sucos Veja mais
  • 28/01/2013 - Lual Alimentos patrocina a 29° Volta de Pedestre Cidade de Itu Veja mais
  • 18/01/2013 - Aposte na gelatina Veja mais
  • 16/01/2013 - Lual Alimentos recebe selo e prêmio das principais revistas de varejo Veja mais
  • 11/12/2012 - Lual Alimentos dá dicas de receitas para as comemorações de fim de ano Veja mais
  • 11/12/2012 - Sobremesa deliciosa para a ceia de Natalshot Veja mais
  • 20/08/2012 - Lual lança dois sabores da gelatina Turma da Mônica Veja mais
  • 20/08/2012 - Turma da Mônica aumenta vendas com novos sabores de gelatinas Veja mais
  • 20/08/2012 - Lual Alimentos projeta crescimento de 34 e investe no Nordeste Veja mais
  • 20/08/2012 - Empresa de alimentos faz treinamento de equipe em cozinha do curso de Gastronomia do CEUNSP Veja mais
  • 02/08/2012 - Pequenos empregam mais Veja mais
  • 02/08/2012 - Lual Alimentos lança Bebida de Morango em Pó Veja mais
  • 31/07/2012 - Lual Alimentos faz quinto lançamento do ano e expõe soluções diversas para supermercadistas na APAS 2012 Veja mais

Sua marca com a força
dos produtos Brassuco

A Brassuco fabrica o seu produto com a
qualidade ja reconhecida no mercado
e a traquilidade que você precisa.

Saiba Mais

Conheça a Brassuco Alimentos

No mercado desde 1985, a Lual atua em
diversos segmentos

Saiba Mais